top of page

Coaching: o que é, benefícios e quanto custa?

Você já ouviu falar em Coaching? Nos últimos anos esse conceito tem se destacado bastante, especialmente por ajudar estudantes, empreendedores e outros profissionais a alcançarem seus objetivos.

Seja obter a aprovação em um concurso ou vestibular, alcançar o reconhecimento ou conquistar um negócio de sucesso. A ajuda de um profissional pode ser fundamental para que se manter focado e persistente.

Ainda assim, mesmo com a popularidade do termo, muitas pessoas não entendem muito bem o que é e nem o papel desse processo na vida das pessoas e, por isso, preparamos um material com tudo o que você precisa saber sobre o Coaching.

Se você tem curiosidade e deseja aprender o que é Coaching, o que ele faz, os benefícios de se contratar e até mesmo como se tornar um Coach, não deixe de ler este post!

Podemos começar? Faça uma boa leitura!

O que é Coaching?

Conforme mencionado, é provável que você já tenha ouvido falar em Coaching, pois a técnica vem se popularizando em nosso país e conquistando diversos adeptos. Mas afinal, do que estamos falando?

De maneira simplificada, podemos dizer que o Coaching é um processo que visa aumentar a performance de um indivíduo ou empresa. Assim, com a aplicação de técnicas e metodologias diferenciadas, o profissional habilitado consegue extrair todo o potencial de seus clientes.

Estamos lidando, então, com uma espécie de apoio pessoal e profissional que tem o foco em ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos, por mais complexos e distantes que pareçam estar.

**Lembrando que todas as ferramentas e métodos aplicados são cientificamente validados **e, portanto, capazes de ajudar o indivíduo a conquistar os resultados almejados, desde que ele se esforce e cumpra com o seu papel nesse processo. O embasamento é vasto e se apoia em estudos importantes, como:

  • Psicologia Cognitiva;

  • Psicologia Comportamental;

  • Psicologia Positiva;

  • Ciências Organizacionais;

  • Neurociência;

  • Filosofia;

  • Educação;

  • Administração;

  • Processos de liderança.

**Ao passar por esse processo, a pessoa consegue se conhecer melhor e entender seus potenciais, fraquezas e desafios a superar. **Tudo isso, a torna mais forte e preparada para seguir confiante e focada em sua jornada rumo ao sucesso.

Dessa maneira, um empreendedor ou gestor de equipes que esteja em busca de sucesso pode se beneficiar com a ferramenta, fortalecendo sua autoestima, aprendendo a ser um bom líder e a planejar e persistir em suas metas.

Do mesmo modo, um estudante que se sente confuso e perdido durante sua preparação para um vestibular ou concurso pode se tornar emocionalmente forte para suportar os desafios e encontrar soluções inteligentes ao longo da vida.

O que não faz parte do Coaching?

Falar em um processo que o ajudará a se conhecer e se manter motivado pode causar certa confusão nas pessoas, levando-as a acreditar que estão diante de uma terapia. Mas Coaching não é terapia!

O Coach não é um terapeuta e, portanto, não precisa ser formado em psicologia ou fazer perguntas sobre o seu passado. Na verdade, é até interessante que ele conheça um pouco do seu histórico, mas isso faz parte do planejamento e adequação das técnicas a serem aplicadas.

Frisa-se que o Coaching trabalha suas metas e planos para o futuro e, em alguns momentos, poderá ajudá-lo a superar traumas e comportamentos que não te deixam evoluir. Mas, jamais o confunda com uma consulta com psicólogo.

Além disso, é preciso saber diferenciá-lo de uma consultoria, já que um consultor é um profissional com conhecimento em determinada área e que presta assessoria e recomendações pontuais.

O Coach não dá conselhos, tampouco fornecerá soluções para o problema do cliente. Ao contrário disso, ele desenvolve o processo tendo como base uma metodologia mundialmente reconhecida, levando seu cliente a encontrar suas próprias soluções.

Qual a diferença entre Coaching, Coach e Coachee?

Há uma constante confusão em relação a esses termos e é interessante que você aprenda de uma vez por todas a diferenciá-los. Aliás, como você verá, não estamos lidando com conceitos complexos ou difíceis de serem diferenciados.

**O Coaching é o processo que visa fortalecer e potencializar os resultados de um indivíduo. **Isto é, são as técnicas e ferramentas desenvolvidas e aplicadas de acordo com os objetivos traçados.

O Coach — termo derivado do inglês que significa treinador — nada mais é que o profissional que se qualificou e está preparado para aplicar a metodologia em algum cliente. Ou seja, o Coach é o responsável por desenvolver a técnica do Coaching.

Já o Coachee é a pessoa que passa pelo processo, isto é, o cliente. Seriam o empreendedor e o estudante mencionados anteriormente — o indivíduo que deseja ter seu potencial ampliado para alcançar suas metas pessoais e profissionais.

Assim, para que você não erre nunca mais:

  • coaching: é o processo;

  • coach: é o profissional;

  • coachee: é o cliente.

Quais os tipos de Coaching?

Resumidamente, um processo de coaching visa proporcionar mudanças na vida das pessoas e isso pode se relacionar tanto às suas relações pessoais como profissionais. É por isso que existem dois tipos dessa metodologia:

Coaching pessoal

**O foco principal desse modelo de coaching é a vida pessoal do coachee. **Trabalha-se o seu emocional, relacionamentos, equilíbrio, valores, comportamentos, autorrealização, superação de obstáculos e o aprimoramento de talentos.

Por ser um campo muito vasto, existem inúmeros nichos de atuação:

  • coaching de relacionamento;

  • coaching de saúde;

  • coaching de finanças pessoais;

  • coaching de emagrecimento;

  • coaching familiar;

  • coaching de esportes.

Coaching profissional

Já o coaching profissional, como o próprio nome sugere, visa proporcionar crescimento profissional ao indivíduo. Assim, temos um processo inteiramente voltado para a potencialização da performance e motivação para o trabalho, seja qual for sua área de atuação. Podemos citar alguns bons exemplos desses processos:

  • coaching de liderança;

  • coaching de performance;

  • coaching de equipes;

  • coaching de carreira;

  • coaching empresarial;

  • coaching organizacional.

Como funciona e quanto custa esse processo?

Se o Coaching não é uma sessão de terapia, como funciona esse processo? É comum encontramos pessoas que se interessam pelo método, mas desejam entender melhor como ele é aplicado na prática. Então, se essa é uma de suas dúvidas, prossiga com a leitura!

**Via de regra, as sessões de Coaching acontecem periodicamente e podem ser semanais, quinzenais ou mensais. **Possuem uma duração média de 1 hora e constituem-se na interação e conversa entre o Coach e o Coachee.

Com os avanços proporcionados pela tecnologia, os encontros podem ser presenciais — em um escritório, empresa ou mesmo residência do coachee — ou virtuais, via telefone ou outro recurso que permita videoconferência, como o Skype.

Em um primeiro momento, o Coachee relata quais são seus objetivos e o profissional qualificado para o processo o ajudará a traçar metas que farão com que ele alcance seus desejos.

A partir disso, ele será provocado e auxiliado a se conhecer melhor, passando por um processo de autoaprendizagem e autoconhecimento para que seja capaz de reconhecer suas qualidades, defeitos, pontos a serem aperfeiçoados e suas crenças e hábitos limitadores.

Portanto, ao longo do processo, por meio dos métodos e metodologias aplicadas, o indivíduo deixa a sua zona de conforto e atinge seus objetivos de maneira progressiva, motivada e com grande crescimento pessoal e profissional.

Em relação a valores, é preciso enfatizar que isso varia de acordo com o profissional e costuma levar em consideração o nível de especialização, a experiência e os resultados já alcançados pelo Coach.

Quais os benefícios de se submeter a esse método?

Depois de tudo o que foi apresentado até aqui, é possível que ainda persistam dúvidas sobre os reais benefícios de se submeter a um processo como esse. Pensando nisso, preparamos este tópico com as maiores vantagens do Coaching.

Essa metodologia já foi uma incógnita e muito se discutia sobre os impactos que ela gerava na vida dos indivíduos. Mas, depois de muitos estudos e observações, o Coaching é uma realidade e existem inúmeras vantagens de procurar um profissional da área.

Continue atento à leitura e aprenda um pouco mais!

Ajuda a identificar pontos negativos

Falar sobre nossos defeitos e limitações nem sempre é tão simples. Muitas pessoas se fecham e ignoram essas questões, enfrentando inúmeras dificuldades de conquistar suas metas individuais.

Imagine uma pessoa que sonha em abrir o próprio negócio, mas possui pouca habilidade para lidar com pessoas. Certamente, essa é uma limitação que precisa ser reconhecida e trabalhada para que não comprometa todo o seu planejamento.

Por isso, o processo de coaching é uma ajuda importante para que você se conheça melhor e entenda seus medos, problemas e desafios pessoais e profissionais.

Aumenta o equilíbrio emocional

Um indivíduo que se conhece e reconhece suas fraquezas e forças é alguém mais estável. O autoconhecimento é essencial para quem deseja se tornar sua maior ferramenta na luta pelos seus sonhos, pois proporciona um maior controle e equilíbrio emocional.

Com isso, por pior que seja a situação ou o problema a ser enfrentado, enquanto a maioria das pessoas ficam presas ao problema, o Coachee estará firme e focado em encontrar soluções inteligentes e, por isso, acaba se saindo melhor frente às dificuldades da vida.

Aprimora sua comunicação interpessoal

A melhoria da comunicação interpessoal é outra importante contribuição do Coaching. Independentemente de seus objetivos, aprender a se comunicar e interagir com as pessoas é essencial.

Muitas pessoas acreditam que comunicar e conversar são a mesma coisa, mas será que você realmente sabe extrair todos os benefícios que uma interação com um colega de trabalho, amigo, chefe ou familiar pode lhe proporcionar?

Melhora o foco e a administração do tempo

Atualmente, a gestão do tempo pode ser apontada como um dos maiores desafios da vida contemporânea. Com tantas obrigações e tarefas a cumprir, há a sensação de que o dia é insuficiente para atender a todas as suas necessidades.

**Essa ferramenta lhe ajudará a manter o foco em seu objetivo e ainda ter tempo para lazer, atividades físicas e interações sociais. **Enfim, será um auxílio para que você organize sua agenda pessoal.

Aumenta a sua produtividade

A produtividade, seja no ambiente de trabalho, no estudo ou até nas atividades físicas, é essencial para se alcançar bons resultados, mas nem sempre conseguimos executar nosso planejamento de maneira produtiva.

**Por outro lado, com o auxílio de um coach isso pode ser devidamente trabalhado e superado. **Os métodos e ferramentas aplicadas acabam contribuindo para um dia a dia mais focado e isso, naturalmente, leva a uma maior produtividade.

Contribui para a formação de líderes competentes

Você acredita que é possível se tornar um líder? Existem pessoas que nascem com características que as tornam líderes e influenciadoras, mas qualquer um pode aprimorar suas habilidades e aprender a comandar equipes.

Em um ambiente empresarial isso é essencial. Sendo você um gestor de equipes ou um empresário, manter seu time engajado e motivado a conquistar bons resultados é o que diferenciará o negócio dos concorrentes.

Desse modo,** é importante mencionar a contribuição do Coaching para a formação de líderes.** Ao se conhecer melhor, identificar suas habilidades e defeitos e aprender a se comunicar com excelência, é possível desenvolver um bom trabalho em equipe, liderando funcionários em torno de um só objetivo.

Ao longo do post de hoje você conheceu melhor o Coaching e todos os seus benefícios. Depois dessa leitura, é possível concluir que essa é uma excelente estratégia para quem está em busca de mais planejamento para superar obstáculos, se manter mais motivado, potencializar suas habilidades e neutralizar seus pontos fracos.

Todos nós podemos ser melhores e, muitas vezes, uma ajuda profissional é o que pode te deixar mais próximo de suas metas. Por isso, se você deseja alcançar uma transformação pessoal ou profissional, comece a avaliar a possibilidade de se submeter a essa metodologia.

bottom of page